Skip links

O que visitar na ilha de São Jorge (Açores)

Apesar de ter apenas 53 quilómetros de comprimento, a ilha de São Jorge tem diversos lugares que deve conhecer. Esta é provavelmente a ilha mais selvagem dos Açores e possui na sua estrutura uma cordilheira montanhosa central com dezenas de cones vulcânicos e lagoas, bem como falésias acidentadas que terminam no mar.

Nesta varanda para o oceano Atlântico é possível avistar a ilha do Pico e captar imagens deslumbrantes da paisagem! Aqui vamos sugerir-lhe algumas atrações que deve visitar durante a sua passagem.

Visitar o porto de Velas

Na costa sul da ilha de São Jorge pode encontrar o porto de Velas, o lugar mais movimentado da vila principal desta ilha. Aqui vai poder conhecer a parte mais antiga da ilha, com ruas estreitas e casas com varandas feitas em ferro forjado.
Estando na vila de Velas, aproveite para conhecer o Portão do Mar, a porta de entrada para a ilha durante o século XVIII.

DR – Portão do Mar

Mergulhar nas piscinas naturais da Fajã das Almas

A Fajã das Almas (ou Fajã do Calhau) está localizada no sul da ilha de São Jorge e oferece uma zona balnear muito bonita, encaixada entre as rochas vulcânicas. Para chegar à Fajã das Almas procure viajar com cautela, uma vez que a estrada é perigosa, pois contorna a falésia.

Conhecer os moinhos de Urzelina

Durante a sua visita, procure visitar os diversos moinhos de água e de vento na ilha de São Jorge. Os moinhos da Urzelina (uma das freguesias da ilha) foram inventados por um habitante local e tornaram-se uma atração para turistas.

DR – Moinhos da Urzelina

Mergulhar na poça Simão Dias

Provavelmente já ouviu falar da poça Simão Dias! Esta é uma das atrações mais populares da ilha e oferece uma piscina natural deslumbrante, onde pode mergulhar e praticar algumas atividades subaquáticas (como o snorkeling).

DR – Poça Simão Dias

Visitar o Farol do Topo

No extremo sudeste da ilha pode encontrar a Vila do Topo. Esta zona é muito mais plana do que o resto da ilha de São Jorge, pelo que pode avistar algumas plantações de cereais. O Farol do Topo é mais uma das atrações da ilha e foi aqui que desembarcaram os primeiros habitantes de São Jorge.

 

Se planeia visitar a ilha de São Jorge, a Land Tours tem várias atividades e experiências para lhe oferecer, como walking trails, snorkeling e tours temáticas! Entre em contacto connosco.