Skip links

5 dicas para subir montanhas

Provavelmente está a ponderar subir uma montanha e procura mais informação para que a sua experiência seja de sucesso. Saiba que esta atividade oferece diversos benefícios físicos e mentais, desde a prevenção da osteoporose até à redução da ansiedade generalizada. Portanto, fique connosco e vai conhecer algumas dicas essenciais para praticar esta atividade.

 

1. Verifique as condições meteorológicas

Estar a par do estado do tempo durante a sua caminhada é essencial para estar prevenido e evitar algum desconforto. Se a previsão for de chuva, vento ou neve, deve ir preparado com equipamentos adequados para a subida da montanha (ou mesmo adiar a subida para uma época melhor a nível meteorológico)!

 

2. Tenha em consideração o nível de dificuldade

Antes de partir para a aventura, deve ponderar qual é a sua capacidade física e conhecer bem o percurso para perceber se é o trilho certo para si. Neste tipo de percursos, a segurança é fundamental, pelo que deve estudar bem o trilho em primeiro lugar.
Alguns trilhos já estão traçados e têm na sua informação o nível de dificuldade e outros detalhes. Tenha atenção a todos os pormenores.

 

3. Utilize o equipamento adequado

A subida de uma montanha pode ser mesmo desafiante, seja pelo percurso longo ou pelo trilho acidentado. Portanto, tenha a certeza de que usa um calçado confortável, sejam botas ou sapatilhas de montanha. Uma boa escolha pode fazer a diferença entre um momento memorável e um percurso insuportável.
Caso tenha adquirido equipamento novo, procure testá-lo antes da subida, para que não tenha surpresas desagradáveis! Em relação às meias, opte por umas de lã ou de material sintético, para que aqueçam e sequem rápido.
Não se esqueça de levar uma mochila com água, comida energética e, caso viaje durante a noite, uma lanterna.

4. Estude bem o percurso

Escolhido o percurso, pesquise todos os detalhes, desde os tipos de terreno ao longo do caminho, se tem rede móvel nessa zona, que tipo de animais vivem no local e quanto tempo se prevê que demore a subida.

 

5. Informe os amigos e a família

Principalmente se embarcar na viagem sozinho/a, procure estar em contacto com pessoas próximas. Caso isso não seja possível, avise pelo menos no hotel onde se hospedou sobre o percurso que vai fazer.

A verdade é que, dependendo do percurso e do lugar, subir uma montanha sem companhia pode ter os seus riscos. No caso de surgir algum imprevisto, é importante que alguém saiba onde está e quando saiu para essa aventura.

 

Se tem interesse em subir a Montanha do Pico (Açores), a Land Tours tem guias especializados disponíveis para fazer parte do processo, sempre com boa disposição! Faça a sua reserva connosco.